Uma das preocupações compreensíveis dos empreendedores é o pagamento de impostos. A carga tributária ainda é muito pesada no Brasil, sendo necessário compreender bem a legislação para obter redução nos gastos com impostos de forma legal.
A sonegação é um caminho adotado por alguns empreendedores, mas as consequências dela são graves. O atraso no pagamento também envolve penalidades para a empresa.
A seguir, mostraremos quais são os principais impostos de uma empresa de médio porte. É importante conhecê-los para fazer uma boa gestão fiscal e tributária!
Quais são os impostos de uma empresa de médio porte?
Vejamos os impostos de uma empresa de médio ou de pequeno porte:
IRPJ
Trata-se do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, um tributo federal que deve ser pago por empresas pequenas, médias e grandes, bem como por empresas individuais, excetuando-se as instituições sem fins lucrativos e as instituições filantrópicas.
O cálculo do IRPJ está condicionado ao tipo de regime tributário adotado pela empresa: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
CSLL
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é obrigatória para todas as empresas e seu objetivo é apoiar, de forma financeira, a Seguridade Social.
PIS/Pasep
São duas contribuições com a mesma finalidade, mas o PIS é usado em empresas privadas enquanto o Pasep é responsabilidade das empresas públicas.
A contribuição para o programa de integração social (PIS) e para o programa de formação do patrimônio do servidor público (Pasep) são pagas pelas empresas para financiamento do abono salarial, seguro-desemprego, participação na receita das entidades e órgãos para funcionários privados e públicos.
Empresas de pequeno porte e microempresas que adotam o Simples Nacional como regime tributário não têm obrigação de pagar PIS/Pasep.
Cofins
A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social é um tributo calculado sobre a receita bruta do negócio e o seu recolhimento se destina a fundos de previdência e assistência social/saúde pública. Apenas as empresas que adotam o regime Simples Nacional não precisam pagar esse tributo.
CPP
CPP é a Contribuição Previdenciária Patronal, um tributo da União que se relaciona ao Ministério do Trabalho e da Previdência Social e ao INSS. Destina-se ao Regime Geral da Previdência Social.
IPI
O Imposto sobre Produtos Industrializados é um tributo federal que afeta as mercadorias industrializadas, nacionais e estrangeiras. Cabe às empresas importadoras e industriais assumirem esse tributo. Os fabricantes de mercadorias industrializadas para exportação têm isenção de IPI.
ICMS
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é da alçada estadual. Ele está associado à circulação de produtos e a serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicações, sendo obrigatório para as empresas que realizam atividades nessa área.
ISS
É um imposto municipal. Trata-se do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Ele é obrigatório para todas as empresas que prestam serviços e o seu cálculo é feito conforme o regime tributário.
Como funciona cada regime tributário?
Para as empresas do Simples Nacional, o pagamento de impostos é menos complicado. Isso acontece porque todos os tributos são reunidos em uma única guia para pagamento: o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
As empresas que optam pelo Lucro real ou Lucro Presumido devem pagar separadamente PIS/Pasep, IRPJ e CSLL, Cofins, Imposto de Renda adicional, ISS.
Para evitar erros na hora de calcular e atrasos no pagamento, o gestor deve contar com assessoria contábil. Com profissionais qualificados, é possível manter controle sobre todos os impostos de uma empresa e reduzir grandes prejuízos.
Já ressaltamos que é possível suavizar a carga tributária de qualquer negócio. Mas, para isso, é necessário ter conhecimento atualizado da legislação tributária e das estratégias lícitas que permitam essa redução. Aproveite e veja como pagar menos impostos em sua empresa!