Com uma rotina agitada e repleta de tarefas e decisões importantes, é muito difícil para o empreendedor dar conta de tudo e ainda ter tempo para controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Além disso, nem sempre há a oportunidade de contar com uma equipe interna responsável pelas finanças do negócio.
É neste cenário complexo que a assessoria financeira se apresenta como uma ótima aliada das empresas que precisam colocar o fluxo de caixa em dia. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando esse artigo até o fim e veja porque você deve contratar uma assessoria financeira para o seu negócio.
O que faz uma assessoria financeira?
Antes de mostrarmos como a contratação de uma boa assessoria financeira pode ajudar a controlar o fluxo de caixa da sua empresa, vamos apresentar um pouco do trabalho que esses profissionais irão realizar em seu negócio.
Bom, quando o empreendedor opta pela assessoria financeira completa ele terá acesso a serviços variados, que contemplam desde questões ligadas a legislação até atividades fiscais e tributárias. Mas, se preferir, o empreendedor pode focar somente na área financeira, tendo um suporte especializado à sua disposição.
Após a contratação, a assessoria financeira ficará responsável por organizar todos os processos e movimentações financeiras da empresa, analisando e atualizando os seus indicadores de desempenho. Por meio do trabalho dos assessores, será possível:
- Controlar o fluxo de caixa com eficácia;
- Analisar e fazer um balanço do impacto que cada transação representa para as contas da companhia;
- Ter uma visão mais clara e abrangente de como está a saúde financeira da empresa;
- Identificar o que é preciso melhorar em termos financeiros para que os resultados estejam alinhados com as metas do negócio.
De uma forma geral, o papel da assessoria financeira é o de “colocar a casa em ordem” e criar planos e processos que permitam que a empresa siga crescendo de forma segura, sem inconsistências que possam trazer prejuízos para a operação.
Mas, afinal, como uma assessoria financeira irá controlar o fluxo de caixa da minha empresa?
Agora que você já sabe como funciona o trabalho de uma assessoria financeira e os motivos que tornam essa contratação uma excelente escolha, vamos mostrar como o suporte dos assessores ajuda diretamente no controle do seu fluxo de caixa.
A equipe responsável por atender a sua empresa fará uma análise detalhada para identificar a atual situação do seu fluxo de caixa. Após essa etapa, os assessores assumem todas as atividades de finanças, contas a pagar e receber, faturamento, e demais atividades. Assim, será possível aplicar melhorias e organizar o setor de uma forma mais ampla.
Em relação ao fluxo de caixa, a assessoria financeira fará o detalhamento das movimentações, apuração e identificação de problemas, aplicará soluções e analisará de maneira contínua os resultados que esses ajustes trouxeram para a sua empresa.
Apresentamos no artigo de hoje alguns dos motivos que mostram que você deve contratar uma assessoria financeira para te ajudar a controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Se você está em busca de uma companhia especializada nesse setor, entre em contato com o nosso time e saiba como a Trunpho Contabilidade pode te ajudar!