A indústria de BPO financeiro ganhou impulso nos últimos anos, prestando serviços até para empresas de tecnologia. BPO significa Business Process Outsourcing, ou seja, Terceirização de Processos de Negócios.
Assim, o BPO financeiro é a terceirização das atividades financeiras da empresa, objetivando o ganho de eficiência operacional e a melhoria da gestão e dos resultados.
Atividades financeiras que podem ser terceirizadas envolvem: controle de fluxo de caixa, fechamento de caixa, conciliação bancária, gerenciamento dos recebíveis, elaboração de relatórios financeiros, emissão de documentação fiscal, auditorias, análise de indicadores de desempenho.
Neste post, vamos mostrar 5 pontos que devem ser considerados quando você contratar um BPO para cuidar das finanças de sua empresa. Confira a seguir!
1. Verifique a capacidade técnica ao contratar BOP financeiro
Para contratar um BPO financeiro com eficiência, vale a pena analisar a capacidade técnica dos profissionais envolvidos no trabalho. Certifique-se de que eles têm conhecimentos técnicos e entendem as peculiaridades de sua empresa.
A empresa terceirizada deve apresentar experiência confirmada por outros clientes. Por isso, é importante consultar outras pessoas que já contrataram os serviços dela.
2. Observe a diversidade de profissionais que trabalham na empresa
Outro ponto relevante que você deve analisar é a diversidade de profissionais que trabalham na empresa. Além das habilidades técnicas, identifique se há uma equipe multidisciplinar que tenha conhecimentos em diferentes áreas de atuação e se alguns profissionais contam com especialização em alguma área.
3. Confira a qualidade do atendimento prestado pela terceirizada
Outro ponto relevante que deve ser analisado ao contratar BPO financeiro é o nível de atendimento. Um bom atendimento faz toda a diferença.
Caso seja necessário marcar um horário e só for possível se comunicar via e-mail, talvez não seja uma empresa tão boa — pelo menos, em relação ao atendimento, ela deixa a desejar. Hoje, com as diferentes ferramentas de relacionamento, uma empresa não pode ser limitada no âmbito da comunicação.
Além das redes sociais, é importante que ela ofereça um atendimento diferenciado online (por exemplo, através de WhatsApp ou chat).
O gestor que tem a possibilidade de entrar em contato com profissionais por meio de dispositivos móveis pode desenvolver estratégias e tomar decisões em qualquer local em que se encontre. O mesmo vale para o acesso de dados: é importante que os interessados possam ter acesso aos seus dados com mais mobilidade, independentemente do lugar ou horário.
4. Verifique se a empresa utiliza técnicas de contabilidade consultiva
É importante que a empresa de BPO financeiro se encontre alinhada às tendências atuais das finanças, como o uso da contabilidade consultiva.
Dessa forma, os profissionais terceirizados trabalham próximos à empresa contratada, ou seja, vão além de somente realizar as obrigações fiscais.
5. Confira os métodos de mensuração e análise de resultados da terceirizada
A mensuração e a análise dos resultados podem ser complicadas porque se relacionam a um conjunto de variáveis e números específicos.
Se a empresa contratante tem o suporte de um profissional qualificado, medir e analisar torna-se um trabalho menos difícil, pois serão aplicados indicadores que já foram testados e receberam a aprovação de outras empresas contratantes.
Ao levar em conta, esses 5 pontos, sua empresa tem mais chances de conseguir contratar um fornecedor de BPO financeiro competente e otimizar suas finanças.
A terceirização de serviços financeiros e contábeis pode contribuir para deixar seu negócio mais estratégico. Confira agora um manual que preparamos com todo cuidado e mostra como a assessoria contábil funciona e quais são os benefícios que ela oferece.