Vender sem emitir nota fiscal é uma prática comum em muitos negócios. No entanto, essa atitude pode ter consequências graves e colocar em risco a saúde financeira do negócio. Além de ser uma infração fiscal, a falta de documentos adequados pode levar a dificuldades na hora de comprovar rendimentos e despesas, o que pode afetar a situação financeira da empresa.
Sendo assim, em caso de fiscalização, a emissão irregular de notas pode resultar em multas e outros débitos. Portanto, é importante ter em mente que a emissão de notas fiscais é uma obrigação legal e um fator importante para a proteção e estabilidade do negócio e para te ajudar a entender melhor o assunto, preparamos um artigo para você. Acompanhe!
Quais são os riscos fiscais de venda sem emitir nota?
Não podemos ofertar algum serviço ou vender sem emitir nota fiscal. Apesar da restrição, essa é uma prática que, infelizmente, é muito comum no mercado.
As razões para trabalhar com a emissão de notas fiscais são inúmeras, acima de tudo, reforçamos que o não fornecimento desse documento para o cliente se trata de um crime fiscal.
Sendo assim, é fundamental conhecer essa regra para ter um negócio que cresça de forma segura. Afinal, o documento se trata de um mecanismo que revisa todas as tributações do serviço ou produto ofertado.
Além disso, quando o cliente passa por uma ocorrência, que não é necessariamente uma reclamação, é por meio da NF que ele consegue seus direitos. Isso ocorre porque, além de ter dados sobre a empresa fornecedora do bem, também traz o descritivo do produto ou serviço e, também, resguarda o consumidor. Afinal, todos os dados sobre ele estarão contidos no documento.
Neste sentido, a não declaração dos encargos tributários e fiscais podem proporcionar muitos problemas. O documento foi criado com a finalidade de validar e garantir transações comerciais mais seguras.
Os principais perigos de vender sem emitir nota fiscal!
Perda de clientes
Hoje em dia, muitos clientes solicitam a nota fiscal após adquirir um serviço ou produto. Logo, ao vender sem emitir nota fiscal, o cliente pode ficar desconfiado e, logo em seguida, cancelar a aquisição. Ter essa situação regularizada é fundamental para mostrar a idoneidade de sua empresa. Isso garante vendas mais tranquilas e seguras.
Rompimentos com importantes fornecedores
Muitos fornecedores não fazem contrato com organizações que não estão de acordo com a Receita Federal. Dessa forma, isso pode afetar significativamente o abastecimento de produtos de seu empreendimento.
Encerramento das atividades
As punições para quem vende sem emitir nota fiscal são severas, muitas empresas não conseguem manter as atividades de sua empresa no mercado. Assim, algumas delas fecham a porta antes do desejado, uma vez que não conseguem manter a saúde financeira. Sendo assim, para não correr esse perigo, é fundamental cumprir com a lei fiscal.
Processos e multas
A empresa que vender sem emitir nota fiscal está cometendo uma infração grave. O microempreendedor que vende sem emitir nota fiscal pode ser processado, A penalidade irá depender do valor sonegado e da quantidade de notas não lançadas. As punições mais recorrentes para quem não faz a emissão da NF são as multas, o valor delas pode variar entre 10% e 100% do valor de cada nota não retirada.
Qual a importância da emissão de nota fiscal?
Um bom motivo para emitir a NF é a organização contábil. Com uma boa gestão nessa área, você garante que a saúde do negócio não seja afetada, já que a emissão do documento fiscal permite que o empreendedor crie um histórico de transações comerciais e financeiras. E, por meio dela, é possível visualizar com eficiência os valores de entrada e saída da empresa.
Outra questão é conseguir manter a empresa regularizada com o Fisco. O Fisco é a autoridade que fiscaliza os negócios em diferentes âmbitos, um deles é o recolhimento de impostos, vaso você não esteja em dia com o Fisco, é grande problema para saúde financeira do seu negócio,
Assim, com a emissão correta da NF, a Pessoa Jurídica pode ser monitorada pelos órgãos públicos e não enfrentará consequências futuras e relacionadas às obrigações fiscais.
Por fim, outro fator que pode motivar a emissão das notas fiscais é a praticidade. Isso porque, atualmente, existe a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) – com a digitalização do documento está mais prático e fácil emiti-lo.
A NF-e tem as mesmas finalidades da Nota Fiscal, mas diferencia-se por ser digital e funcionar de forma online – essas características garantem um armazenamento mais eficiente e prático desses documentos.
Motivos para emitir Nota Fiscal
Além de fazer sua empresa estar conforme a Lei, há mais motivos que tornam a emissão de Nota Fiscal benéfica para sua empresa:
O dinheiro da empresa não é gasto em multas
As multas em decorrência da sonegação fiscal pela não-emissão de notas têm penalidades bastante severas. Uma das multas que pode-se aplicar é o pagamento entre 10% e 100% em cima do valor de cada nota contestada pela Justiça.
As multas são compostas por juros, além de serem cumulativas. Não é benéfico para nenhum empreendimento gastar tanto com multas, esse valor poderia se reverter em melhorias dentro da empresa.
Então, para não desperdiçar dinheiro dessa forma, basta apenas emitir as Notas Fiscais devidamente.
Garantias
A Nota Fiscal é um documento importantíssimo.
As notas representam seguranças, tanto para consumidores finais quanto empresas que compram materiais para fabricar mercadorias. Então, caso o produto não esteja em conformidade, a Nota Fiscal dá o direito de troca ou conserto do item.
Imagem positiva da empresa
Com a grande divulgação e acesso às informações, os consumidores estão cada vez mais cientes de seus direitos.
Dessa forma, além de perder oportunidades de negócio, empresas que não emitem o documento fiscal criam imagens negativas. E sendo assim, dão vantagem aos concorrentes que emitem Nota Fiscal.
Contar com crédito
Quem pratica a não-emissão de documentos fiscais, bem como sonegação de impostos, têm muitas dificuldades para conseguir créditos financeiros. Então, quem busca fazer uma expansão do negócio, fazer melhorias que precisam de crédito, deve estar conforme às legislações fiscais e emitir notas.
Conclusão
Como vimos, são grandes os riscos que você corre quando opta por não vender sem emitir nota fiscal.
Além disso, a emissão da NF agrega benefícios para a rotina de um negócio, como o histórico, registro e organização dos documentos fiscais, fatores que otimizam o trabalho da empresa e mantém a regularizada com os órgãos fiscalizadores.
Com a Nota Fiscal Eletrônica há uma praticidade e agilidade no processo que pode otimizar os afazeres no ambiente de trabalho, facilitando o processo de emissão e armazenamento das notas.
Uma boa assessoria contábil é fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Aproveite e entre em contato com nossos especialistas!