Cuidar da parte financeira da empresa é uma das tarefas mais importantes para o sucesso do negócio. Essa área envolve muitas movimentações estratégicas de um negócio, desde o pagamento dos fornecedores até o cálculo da margem de lucro da operação.
Por isso, é fundamental que a gestão desse setor seja feita de forma organizada, garantindo que a empresa se mantenha em desenvolvimento, evitando que inconsistências, falhas e atrasos interfiram no seu progresso.
Mas, alcançar a excelência nas finanças empresariais não é uma tarefa simples, pois além de ter um time de qualidade, o empreendedor precisa contar com bons sistemas que otimizam a rotina do setor. É neste cenário complexo que o BPO financeiro se apresenta como uma ótima solução para as companhias.
Se você quer conhecer mais sobre o BPO financeiro e quais benefícios ele oferece para as empresas, não deixe de acompanhar esse artigo até o fim, pois iremos apresentar as principais informações sobre esse modelo de trabalho.
Saiba o que é BPO financeiro
Para adotar novos formatos de trabalho em sua empresa é preciso, primeiro, conhecer o funcionamento e as especificidades do serviço. Com o BPO financeiro não é diferente. Conhecido como Business Process Outsourcing (BPO) ou, em português, Terceirização dos Processos de Negócios, o BPO financeiro surge como uma excelente alternativa para as empresas que precisam contratar prestadores de serviços da área financeira que não fazem parte do seu core.
Essa busca geralmente aparece depois que o empreendedor percebe que é praticamente impossível dar conta de todas as atividades internas da sua empresa, mesmo tendo um colaborador focado na área financeira. Para não ficar para trás e perder as oportunidades de crescimento, a melhor opção é terceirizar as atividades do departamento.
Ao adotar o BPO financeiro, o empreendedor precisa se certificar de que as ações do departamento sigam conectadas com as demais áreas da empresa, fazendo parte da estrutura da organização. O prestador contratado passa a gerenciar a área financeira do negócio, realizando atividades como gestão do fluxo de caixa, administração das contas a pagar e a receber, análise dos documentos fiscais, conciliação bancária, faturamento, entre outras.
Conheça os principais benefícios de ter um BPO financeiro em sua empresa
Vimos no tópico acima que o BPO financeiro se refere a terceirização das atividades do setor de finanças. Mas, essa não é uma simples mudança no formato de trabalho. O principal objetivo do BPO financeiro é garantir que a sua companhia seja mais eficaz, assertiva e estratégica na realização das tarefas diárias.
A seguir, listamos alguns dos principais benefícios que as marcas têm ao adotar o BPO financeiro na operação.
Mais organização
Um benefício que a empresa terá desde o início da adoção do BPO financeiro tem a ver com a organização das atividades do setor. Todas as tarefas serão realizadas em consonância com a estrutura e necessidades específicas do contratante, mantendo tudo organizado de forma estratégica e transparente, evitando atrasos e multas que possam gerar prejuízos ao empreendedor.
Redução de custos internos
Outro ganho importante do BPO financeiro é a redução considerável das despesas internas, por exemplo, com sistemas, salário e benefícios dos colaboradores. Além disso, a terceirização também evita gastos com possíveis impasses gerados por ações trabalhistas.
Administração estratégica das finanças
Com um time de profissionais à disposição do seu negócio, as tarefas operacionais serão realizadas por especialistas em finanças, que irão apresentar aos empreendedores uma visão crítica do fluxo financeiro da empresa, incluindo diferentes tipos de relatórios que auxiliam na tomada de decisões.
No artigo de hoje, apresentamos o que é BPO financeiro e quais são os seus benefícios. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina 5 formas de reduzir custos com o regime tributário adequado.