A formalização de empresa é um ponto chave para os negócios que querem crescer. Além de deixar os documentos em dia, você precisa realizar o cadastro nacional de pessoa jurídica que é uma etapa fundamental para a identificação do estabelecimento.
Para completar,ter o negócio regularizado permite que você emita e receba notas fiscais, conte com crédito bancário e mantenha a empresa apta para eventuais consultas, entre outros. Mas você sabe o que é preciso para dar início a esse processo?
Se não, é hora de conferir esse artigo! Aqui está a explicação completa para que você não deixe nenhum detalhe de lado e garanta a legalidade de suas tarefas.
Delimite sua atividade
Ao formalizar sua empresa, você deve ter uma delimitação clara a respeito da sua atividade. É fundamental que você se baseie na CNAE, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que apresenta uma lista completa para ajudar as empresas nessa missão.
Essa é uma etapa crucial para a obtenção do seu CNPJ, pois é com ele que você formaliza sua empresa e com isto você retira o documento para exercício de uma atividade, a qual você deve seguir e caso haja uma alteração de atividade ou na prática realize outra que não é a cadastrada, você pode ter vários problemas com a fiscalização. Sendo assim, planeje bem qual será o seu trabalho para não errar na classificação.
Quais documentos necessários para a formalização de empresa?
Em seguida, você deve separar todos os documentos necessários para a formalização da sua empresa. A documentação pode variar um pouco de acordo com seu nicho de atuação, mas, em geral, o que é pedido envolve CPF, RG e IPTU da sede da empresa, contrato social devidamente e inscrições de registro.
Você pode baixar também o aplicativo de Coleta Online da Receita Federal. Assim, começa a fazer os devidos preenchimentos para solicitação cadastral. Lembre-se de que você precisa inserir a razão social, o ramo de atividade e o endereço, além do quadro de sócios, se houver, e demais informações sobre capital social.
Confira a entrada em seu cadastro
Depois do envio da solicitação, você pode acompanhar por meio de um recibo como está o andamento na Receita Federal. Em casos de pendência ou erro, você será devidamente informado. Quando tudo estiver pronto, será preciso imprimir os documentos e validá-los em cartório com reconhecimento de firma.
No prazo de 5 dias, deverá dar entrada em uma unidade cadastral. Para os casos de Microempreendedor Individual, o MEI, você pode fazer a abertura online, pelo Portal do empreendedor, com a mesma documentação em mãos. Você será encaminhado para a formalização na prefeitura, para receber seu alvará de funcionamento definitivo e obter seu certificado da condição de MEI.
Procure ajuda especializada
Sim, você até pode formalizar sua empresa por conta própria. Mas contar com ajuda especializada é muito mais seguro! Isso porque você precisará escolher um regime para seus tributos, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Somente uma análise profissional aprofundada pode fornecer a definição perfeita para sua empresa. Uma assessoria de contabilidade de confiança é suficiente para esse momento: ela também ajudará na conferência de documentos, na orientação sobre taxas e impostos e evita que você perca prazos e dinheiro.
Pronto! Agora você já sabe de tudo o que é necessário providenciar para formalizar sua empresa e então pode dar andamento nessa requisição para seu negócio funcionar.
Mas se você ainda deseja descobrir um pouco mais sobre essa modalidade, sem problemas! Baixe nosso infográfico gratuito para ter um Guia do Regime Tributário sempre em mãos.