O processo de abertura de empresa nem sempre é fácil para os empreendedores. Ao regularizar o seu negócio e iniciar o sonho de empreender, muitas pessoas acabam ficando frustradas com a quantidade de burocracias e etapas que devem ser realizadas até a finalização do processo.
Mas, apesar dessa complexidade, oficializar a abertura de empresa é fundamental para que o empresário siga em conformidade com as exigências e normas brasileiras, evitando dores de cabeça no futuro.
Se você já está preocupado com esse processo, recomendamos que você continue lendo esse artigo, pois vamos mostrar que é possível fazer uma abertura de empresa simples e sem burocracias. Confira!
Organize as documentações necessárias para abertura de empresa
O processo de abertura de empresa pode ser realizado pelo próprio empreendedor, mas para agilizar e ter mais segurança nas decisões, é importante ter o respaldo de um profissional especializado nessa área, no caso um contador ou uma assessoria contábil.
Seja qual for a sua decisão, uma dica para otimizar o seu tempo durante a abertura de empresa é organizando a documentação necessária. No geral, o empreendedor precisará ter em mãos os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de casamento se casado(a);
- Cópia do IPTU ou documento que tenha a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a companhia está alocada.
Entenda as diferenças entre os regimes tributários disponíveis
Com a documentação já organizada, o empresário pode seguir para outro passo importante para a abertura de empresa, que é o conhecimento sobre os regimes tributários disponíveis. Atualmente são três:
Lucro Real: nesse regime tributário o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil apurado pela empresa, acrescentando por alguns pontos definidos pela legislação fiscal.
Lucro Presumido: nessa modalidade os principais tributos da empresa passam a ser calculados com base na receita bruta da companhia. O IRPJ e o CSLL começam a ser presumidos com um percentual de lucro sobre a receita.
Simples Nacional: regime tributário com condições facilitadas para micro, pequenas e médias empresas. O recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais são feitos através de uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Contrate uma empresa especializada que fará todo o processo de forma rápida e sem burocracias
Mesmo conhecendo os regimes tributários disponíveis, é difícil para o empreendedor identificar qual deles é o mais indicado para o seu negócio, evitando gastos desnecessários e problemas no futuro. Ao contratar uma companhia especializada nesse setor, todo o processo de abertura de empresa se tornará muito mais simples e sem burocracias.
Assessorias contábeis de qualidade ficam responsáveis por executar atividades de abertura de empresa, alterações, cancelamentos, regularizações em geral, além de obter e monitorar certidões negativas tributárias, de crédito, forenses, entre outras.
O custo-benefício ao contratar uma assessoria para abertura de empresa é bastante vantajoso, pois o empreendedor poderá focar o seu tempo e atenção em outras áreas estratégicas do negócio.
No artigo de hoje, mostramos como fazer uma abertura de empresa simples e sem burocracias. Aproveite e veja também em nosso blog o post que indica como o BPO financeiro pode ajudar a o seu negócio.